Black Mirror: O quão tecnológicos somos?

Black Mirror: O quão tecnológicos somos?

Black Mirror

N/A 60 min SÉRIES

8.8
IMDb 8.8/10 53,156 votos

04 Dec 2011

3 vitórias & 5 nomeações.

Sinopse


Existem momentos na vida em que você olha para o futuro, e sente medo. Acontece com todos nós. Aquele momento em que você não tem certeza do que esperar, e tudo o que nos resta é torcer para acabar tudo bem. Isso pode até ser considerado normal, mas se você, já assistiu a série britânica Black Mirror, você sabe exatamente o que é questionar um futuro não tão distante.

Black Mirror chama atenção pela sua sobriedade e capacidade de prender o telespectador em cada episódio. São três temporadas, divididas em três ou quatro episódios que não são consecutivos, mas se passam no mesmo universo, trazendo assim, um aspecto de contextualização para os acontecimentos narrados.

A pauta é simples: a série aborda um cenário futurístico realista onde o foco é o comportamento social mediante os avanços da tecnologia e do pensamento moderno. Trocando em miúdos, somos apresentados aos perigos e facilidades que a tecnologia, cada vez mais presente no dia a dia, pode nos trazer.

De uma forma simples e interessante, somos convidados a repensar o espaço que damos a coisas simples, como um Smartphone, por exemplo. Black Mirror nos coloca frente a frente com uma realidade que, no fundo, todos sabemos que é plausível e muito provável de que se concretize. É importante ressaltar que a beleza da série e seus acontecimentos não está na extravagância, ao contrário, se encontra no detalhe mínimo, nas coisas que são colocadas na narrativa de uma forma bastante natural, para que espantamento ou a identificação ocorra de uma forma gradativa e gostosa.

É uma série de simples compreensão e muito inteligente. Possui uma produção fantástica que nos faz estar ambientados com o universo da narrativa, e sua estrutura permite que seja assistida de uma só vez, ou com pausas entre os episódios sem que o enredo seja afetado em absolutamente nada. A linguagem e os diálogos são sucintos e ela é perfeitamente capaz de conversar com todas as idades, sem deixar dúvidas ou embaraços.

Se assim como eu, você é uma pessoa que gosta se ser confrontada com a realidade, Black Mirror é uma série pra você. Ela mexe com o senso critico e gera uma inquietação agradável e que nos leva a conhecer o pior lado da revolução tecnológica em mãos de uma sociedade como a nossa.

Crédito: Aline Gomes da Silva e Ligia Bueno

Veja Também: