Diário de Anne Frank: Quando a morte narra

Diário de Anne Frank: Quando a morte narra

Anne Frank: The Whole Story

TV-14 120 min DRAMA

8.0
IMDb 8.0/10 3,917 votos

20 May 2001

Nomenado por 3 Golden Globes. Além de 14 vitórias & 27 nomeações.

Sinopse


Anneliese Marie Frank, mais conhecida como Anne Frank, nasceu em 12 de Junho de 1929, em Frankfurt, na Alemanha. Anne foi uma judia obrigada a viver escondida dos nazistas durante o Holocausto, Segunda Guerra Mundial.

O Diário de Anne Frank foi escrito pela adolescente Anne Frank no período de 12 de junho de 1942, quando ainda tinha 13 anos e deixou de escrever em 1º de agosto de 1944 com 15 anos. Anne Frank era uma adolescente judia, por isso tinha que frequentar somente lojas de judeus e usar uma estrela amarela em suas roupas. Na época da guerra, Anne juntamente com sua família teve que fugir para a Holanda quando a Alemanha foi tomada pelos nazistas. Além da família dela, o pai Otto, a mãe Edith, e a irmã Margot, eles dividiram o Anexo Secreto que ficava em cima do escritório do pai, em Amsterdam com a família Van Pels, que era chamada de van Daan no livro, e por Fritz Pfeffer, chamado por Anne de Albert Dussel.

Ela ganhou um diário que nomeou de Kitty e nele escreveu tudo que aconteceu com ela e a família durante a segunda guerra mundial, toda a tensão que passou com sua família e coisas cotidianas que aconteciam no Anexo Secreto onde estavam escondidos.

Anne passava por muitos conflitos vivendo no anexo com muitas pessoas, se sentindo angustiada, estressada e com incertezas sobre o futuro, se sentindo triste e solitária. Ela estava na fase das maiores descobertas que é a adolescência e passava por muitos conflitos internos. Ela também sofria com a escassez de comida e a vigilância dos nazistas, as janelas que sempre tinham que estar fechadas e a necessidade de silêncio dentro do anexo.

Anne busca companhia em Peter no sótão e começa a desenvolver por ele um sentimento maior que a amizade, um tipo de amor por alguém que a compreendia, pois sua mãe a tratava com indiferença, sempre enfatizando as qualidades de sua irmã que tinha ido para a guerra.

Três dias antes do dia 1º de agosto de 1944 a gestapo invade o anexo e mandam os foragidos para campos de concentração. Anne inicialmente vai para Auschwitz e mais tarde para Bergen-Belsen. Ela morre em 1945 com 15 anos de uma doença chamada tifo no campo de concentração.

O livro é muito interessante além de contextualizar o período da segunda guerra mundial mostra através do ponto de vista de uma adolescente toda a catastrofe e sofrimento que foi a guerra. Enfim, o livro é realmente fascinante e triste ao mesmo tempo por retratar um parte da história que é muito forte para todos e principalmente por ser narrado por uma jovem garota.

 

Crédito: Michele Rodrigues e Deborah Avila

Veja Também: