Girls HBO: Cuidado, as garotas cresceram

Girls HBO: Cuidado, as garotas cresceram

Girls

TV-MA 30 min SÉRIES

7.4
IMDb 7.4/10 47,587 votos

23 Jul 2012

Ganhou 2 Golden Globes. Além de 13 vitórias & 59 nomeações.

Sinopse


O último episódio da quinta temporada de Girls (HBO) foi ao ar no último domingo com direito a um episódio duplo. Em seu penúltimo ano (a emissora já anunciou o cancelamento ao final da próxima temporada), a série retomou o fôlego e mostrou que as quatro garotas de Nova York cresceram, que os problemas mudaram, mas que, como qualquer jovem de vinte e poucos anos, elas continuam presas em suas deliciosas neuroses.

Canibalismo social, desconforto, ações politicamente incorretas e nudez condenáveis são apenas alguns dos elementos que fizeram deste o melhor ano do programa desde a sua estreia em 2012. Essas características são corriqueiras em dramédias atuais, Girls não foi a percursora. Porém, a maneira autodestrutiva e egocêntrica que Hannah (Lena Dunham) e suas amigas têm de lidar com os desafios clichês de sua geração, é original, hilário e sátiro.

As relações entre os personagens são momentâneas mas firmes. Em um momento, são amigos. Noutro, namorados, e ainda em um terceiro, inimigos mortais. Cada um deles teve o seu momento nessa quinta temporada. Não só as quatro protagonistas, mas também os personagens secundários tiveram a oportunidade de mostrar o seu amadurecimento (ou não) depois desses 5 anos. Foi memorável o episódio do reencontro do Charlie com a Marnie, o desenrolar do início de namoro fracassado do Elijah, a Shosh no Japão e o sexo destruidor, literalmente, que a Hannah teve com o Ray.

Pra quem ainda não conhece, é um seriado recomendado para aqueles que gostam de Sex and The City, Woody Allen, Nova York e Kings of Convenience. O roteiro é, sem discussões, o prato principal da obra. Mas as características técnicas também dão um show à parte. A trilha sonora é ideal: atual sem ser óbvia. A direção é a fatia responsável pelo drama que, assim como qualquer comédia dos anos 2000, é necessário para uma obra de televisão se sustentar no mercado.

Apesar de compreensível, é uma pena o cancelamento. Os fãs do canal a cabo HBO estão acostumados com essa postura da emissora de cancelar os programas enquanto ainda estão em seu auge. Ainda assim, depois de fervorosos elogios de crítica e público, não custa nada sonhar e imaginar que a renovação aconteça nos quarenta e cinco do segundo tempo. O que nos sobra é agradecer a Lena Dunham por esse presente de mid-season aos amantes de boa televisão e aguardar ansiosamente pelo sexto e, provável, último ano de Girls.

Crédito: William Muneroli Manfroi e Yago Castro da Silva Mello

Veja Também: