Vanilla Sky: Um sonho lúcido sob o céu de baunilha

Vanilla Sky: Um sonho lúcido sob o céu de baunilha

Vanilla Sky

R 136 min THRILLER

6.9
IMDb 6.9/10 203,773 votos

14 Dec 2001

Nomenado por 1 Oscar. Além de 4 vitórias & 33 nomeações.

Sinopse


Com direção e roteiro de Cameron Crowe, Vanilla Sky é a refilmagem estadunidense de Abra los Ojos, filme espanhol de 1997. O enredo, de forma geral, é simples. Tom Cruise é David Aames, playboy herdeiro de um conglomerado de mídia novaiorquino, onde é editor. O magnata leva a vida da forma mais despreocupada possível, mas acompanhado por uma solidão irremediável. Sua vida cinematograficamente perfeita era preenchida de vazios.

Julie Gianni (Cameron Diaz) é uma das tantas que nutrem paixões por David, sem recíproca. A trama se desenvolve no aniversário do protagonista, quando Sofía (Penélope Cruz), chega acompanhada com um dos convidados. Por um momento, David acredita que, enfim, encontrou o que lhe faltava. A aproximação dos dois, embora sem consumação, desperta o ciúme doentio de Julie. Ela o convida para uma volta de carro, e tomada por um ataque de ódio, despeja todas suas frustrações por ser apenas uma “parceira sexual” e atira o veículo de cima de uma ponte. Julie morre e David fica irreversivelmente deformado. Daí em diante, são flashbacks, sonhos e ilusões de uma vida que poderia ter sido e não foi.

A trama não segue ordem cronológica, tampouco se identifica de imediato o que é real ou ilusão. A presença de ideias trans-humanistas justificam, ao final, a grande premissa que envolve o personagem: o sistema de criogenia, que coloca a pessoa em animação suspensa. O grande mérito da amarração do roteiro é justo essa, o espectador não identifica de cara o que acontece com David. O que desperta é uma compaixão, de certa forma, ao ver o universo do personagem, que ora tinha tudo, perder o controle.

Vanilla Sky é um filme delicado, que prende pela sutileza ao assistir tantos detalhes. O roteiro, adaptado do original, é rico de detalhes, a começar pelo nome, o “céu de baunilha” é uma alusão ao quadro preferido de David, criado no inconsciente de forma instintiva, como uma lembrança de um momento feliz, presentes no cenário da cena final, quando o personagem descobre a razão de seus tormentos psíquicos. David sequer imaginaria que suas escolhas custariam um preço tão alto.
Destaque para a trilha sonora impecável, assim como todas películas de Crowe. Conta com obras primas de The Beach Boys e Radiohead, que transmitem com precisão a sensibilidade da história. Vanilla Sky foi indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro por melhor canção original.

Crédito: Priscilla Rocha dos Santos e Laryssa Ventura

Veja Também: