Central do Brasil ganhador de premio internacional

Central do Brasil ganhador de premio internacional

Central Station

R 113 min NACIONAL

8.0
IMDb 8.0/10 28,621 votos

20 Nov 1998

Nomenado por 2 Oscars. Além de 36 vitórias & 21 nomeações.

Sinopse


Central do Brasil foi dirigido por Walter Salles, ganhou várias prêmiações e entre elas o ‘Oscar’ de melhor filme estrangeiro. Foi lançado no ano de 1998 e mostra a realidade das condições de vida no subúrbio de uma cidade grande em um país subdesenvolvido.

A história começa dentro de uma estação de trem chamada Central do Brasil, localizada na cidade do Rio de Janeiro onde uma senhora chamada Dora ( interpretada por Fernanda Montenegro), uma professora aposentada que escreve cartas para pessoas quesão analfabetas, mas que possuem o desejo de escreverem para seus familiares que moram em outras cidades. Dora tinha a responsalibilidade de escrever o que exatamente era ditado para sí e enviar pelo correio para o destino correto, mas demonstra ser desonesta, ela não as envia e joga no lixo.

Certo dia de trabalho como tantos outros, uma mulher e um menino procuram por Dora para enviar uma carta. Ao saírem da estação sofrem um acidente, onde um ônibus atropela a mãe e ela vem a falecer.

Sendo assim o menino Josué (interpretado por Vinicius de Oliveira) se encontra sozinho pela estação e Dora resolve o levar para sua casa, depois que a vizinha (interpretada por Marília Pera) insiste com a professora que ela deve o ajudar depois que descobre que Dora tenta vendê-lo para uma “possível” organização de tráfico internacional de crianças, por dois mil reais. Mas como ela já havia negociado com os traficantes, os dois personagens se encontram em apuros diante da situação e Dora decide levar o menino para conhecer o pai em outro estado.

A partir disso começa a longa viagem do Rio de Janeiro, viajando por milhares de quilômetros em solo brasileiro, em uma verdadeira aventura até chegar à pequena cidade de Bom Jesus do Norte/Ba.

Central do Brasil prende a atenção do inicio ao fim, não só pela historia, mas por retratar a verdadeira historia de tantos brasileiros que vivem na pele a ‘miséria social’, onde não possuem uma educação adequada, fazendo com que eles não consigam sair desta miséria onde vivem, precisando depender de outras pessoas, que pode ou não engana-los como a professora Dora. É um filme produzido em 1998 para se refletir e passar de geração a geração, pois muitas coisas permanecem na mesma situação precária.

Crédito: Gabriela Andressa de Oliveira e Gisele Rodrigues Sebata

Veja Também: