O filme tem por tema a relação entre os cônjuges, aonde os ensinamentos vão desde o amor próprio à fé em nosso Senhor Jesus Cristo.
Em partes, mostra a realidade na qual vivemos hoje dentro das igrejas, onde a fé de muitos cristãos esfriou. A jovem Elizabeth mostra claramente o exemplo disso, ela é fria por não saber lidar com um possível termino de seu casamento, o autor decide colocar uma luz onde lança sobre ela o poder de se tornar uma mulher sábia diante aos ensinamentos de Deus.
O pecado no filme é algo que também foi abordado e traz um tanto da realidade em que muitos casais sofrem nos dias atuais. A sabedoria e arrependimento também foram abordados com ênfase, mostra a diferença entre a mulher sábia e a tola. A que sabe agir com sabedoria edifica a sua casa e a tola a derruba com as mãos.
O autor não mascara a verdade, ou qualquer alternativa de escape, ele nos ensina a usar as armas corretas para que não venhamos sofrer com atitudes erradas.
Os ensinamentos do filme é algo para guardar na tabua do nosso coração. Fé, esperança e amor devem ser essenciais em nossas vidas e necessitamos plantar cada sementinha em algum lugar. Onde plantarmos qualquer uma dessas coisas iremos colher ótimos frutos.
Em Jeremia 33.3 diz: Clama a mim que eu te responder-te-ei (…), é isso que Deus que de nós. Todos os dias Ele nos espera ansiosamente para que entremos em nosso “Quarto de Guerra” e o busque. Deus sempre está nos esperando de braços aberto.