Showgirls: O filme que caiu no conceito da crítica

Showgirls: O filme que caiu no conceito da crítica

Showgirls

NC-17 128 min DRAMA

4.6
IMDb 4.6/10 48,947 votos

22 Sep 1995

10 vitórias & 10 nomeações.

Sinopse


Ganhador do prêmio “Framboesa de Ouro” (prêmio que serve como paródia ou versão contrário ao Oscar e nomeia os piores filmes, atores e diretores do ano), o filme “Showgirls”, lançado no ano de 1995 e produzido pelo holandês Paul Verhoeven, também produtor do filme “RoboCop”, conta a história de uma moça aparentemente sonhadora que quer esquecer o passado que a atormenta e mudar de vida, para isso, ela decidi sair de sua cidade como o objetivo de correr atrás do sonho de virar uma dançarina famosa. Ao pegar carona com um sujeito desconhecido rumo à Las Vegas, Nomi Malone interpretada pela atriz, Elizabeth Berkley, é deixa em um bar e tem sua bagagem roubada pelo sujeito.

É aí então, que Nomi conhece Moli, interpretada pela atriz Gina Ravera, que a ajuda levando-a para sua casa. Ao passar do tempo Nomi começa a trabalhar em uma casa noturna como stripper e sua beleza acaba atraindo muitos homens. O filme transmite muitas cenas de sexo e nudez. Nele, a questão do sexo é tradada de forma seca e tem sentido comercial, um dos fatores que acabaram prejudicando o filme, que na época foi proibido para menores de 18 anos.

A personagem que pretende virar uma estrela dos palcos faz testes para participar de shows em um cassino e é aprovada, daí em diante começa a passar pelos problemas do mundo artístico, um deles foi ganhar a antipatia da atual protagonista do show, cisma que se reforçou durante o filme. Em uma disputa quase obsessiva pelo estrelato, depois de passar por muitos obstáculos parece que as coisas se resolveram para Nomi e ela consegue finalmente o papel principal no show, mas para isso ela precisa passar por cima da concorrente e assim faz.  No final, o filme acaba revelando a verdadeira razão pela qual Nomi decidiu refazer a vida em Las Vegas, história que a personagem buscava esquecer.

Showgirls foi esperado como uma promessa de boa produção, mas acabou caindo no conceito da crítica cinematográfica. A produção demonstrou Nomi como uma personagem de comportamento oscilante, hora o filme há apresenta como mulher transformada pela luxuria da sua profissão, hora podemos observar a imagem de uma tradicional mocinha que deve acabar com um final feliz.

Crédito: Marina Pereira Fagundes e Flávia Ribeiro de Jesus

Veja Também: