House of Cards desvendando o cenário político
House of Cards01 Feb 2013
Ganhou 2 Golden Globes. Além de 19 vitórias & 132 nomeações.
Sinopse
Tudo começa quando Francis apoia um candidato para as eleições dos Estados Unidos esperando em troca o cargo de Secretário do Estado, mas o cargo é dado a outro político. Então, inconformado ele fará tudo para tirar o atual secretário com o objetivo de ser nomeado independente do que tenha que fazer para isso acontecer.
A temporada mostra a vida política e ao mesmo tempo a vida pessoal de Francis. Além dele, outros personagens também são marcantes nas cenas. Claire Underwood é uma delas, a esposa de Francis é interpretada por Robin Wright. Nas cenas em que o casal aparece junto os dois conversam sobre seus objetivos de forma fria e ambiciosa, porém os dois se entendem de forma e se apoiam.
Uma característica marcante do personagem é utilizar as pessoas como peças de um jogo político. Após ser procurado pela jornalista Zoe Barnes, interpretada por Kate Mar que busca furos jornalísticos para ganhar destaque dentro do jornal The Washington Herald, Francis consegue uma aliada para vazar documentos que prejudicam seus adversários. Assim a jornalista vai ganhando destaque no jornal sem revelar de onde consegue as informações.
A personalidade do personagem principal é outro fato intrigante, pois, ele está sempre calmo como se todas suas atitudes estivessem dentro das leis e padrões éticos. São poucos os momentos que ele aparece fora do controle. Os costumes atípicos como o de ir sempre a uma lanchonete comer costelinhas em um bairro comum e que normalmente não seria frequentado por grandes políticos também chama a atenção. Além da vida sexual do personagem que ao longo da série se revela bissexual mantendo relacionamento com a esposa e com o seu segurança.
O jogo político que é retratado na série leva aos telespectadores a imaginar o cenário político e como as coisas acontecem dentro dele. No Brasil, a série ganhou mais destaque depois da Operação Lava Jato e da votação do Impeachment. Um vídeo divulgado no site House of Cards Brasil traz a abertura da série com imagens de Brasília e no lugar dos nomes dos atores os nomes dos parlamentares envolvidos em escândalo com Lula, Rena Calheiros, Eduardo Cunha e Delcídio do Amaral.